Uma Comunidade que se transformou numa Família

S

Sobre...

Uma instituição de ensino é um mundo orgânico em permanente atividade humana e um modo de preservar a sua memória pode consubstanciar-se na recolha de elementos iconográficos da sua história coletiva.  

A Escola Secundária Dr. Serafim Leite (ex Escola Industrial, ex Escola Secundária nº 1,) para preservação da vida em comum, visa construir um património fotográfico como evocação de mais de 60 anos de vida. Pretende-se um intercâmbio que faça perdurar aquilo que é construção de milhares de pessoas: alunos, funcionários, professores, encarregados de educação e toda uma vasta mundividência social e humana.  

Agradece-se a todas as pessoas e entidades que têm disponibilizado as fotos e solicita-se a quem quiser contribuir para o enriquecimento deste espólio o favor de enviar. Que se preserve também, desta forma, o sentido de comunidade que sempre esteve e estará inerente a esta escola. 

DH

Dr. Hipólito

Ninguém poderá negar nem minimizar o valor da contribuição que temos vindo a dar para tornar os jovens de S. João da Madeira mais cultos, preparando-os para uma vida mais produtiva e, por conseguinte, mais digna e mais feliz.

Dr. Hipólito Duarte

                     1.º Diretor

M

Memórias

De quem cá estudou
Pedro Henrique

A minha escola é tão grande como outra escola qualquer, de lá vi quanto se pode ver do universo, a riqueza do horizonte e o tamanho de que sou. Aprendi com os melhores que as coisas grandes nos fecham a vista e que o melhor da vida não são coisas. Primeiro destruí, depois refleti, depois reconstruí e finalmente respeitei. Grato.

Elisabete Monteiro

Terminei o ensino secundário à noite, levei as expectativas do ensino diurno, e foi no ensino recorrente que tive a melhor experiência da minha vida, trouxe tanto conhecimento, sapiência que as palavras serão parcas para adjectvar. Os Professores foram verdadeiros mentores do ensino.

Ana Sotto Mayor

Foi na Serafim Leite onde passei os melhores tempos da minha adolescência. Lembro-me dos intervalos que me pareciam tão longos, rodeada de amigos e gargalhadas sem fim. Lembro-me do cheiro das salas de aula, mas essencialmente lembro-me dos professores. Eram companheiros, preocupados, vibravam com o nosso sucesso, ou apoiavam-nos quando fracassávamos, apoio esse, que naquela fase da vida, onde achávamos que tudo à nossa volta estava contra nós, foi de suma importância…

Carla Leite

A escola foi a minha segunda casa, onde encontrei pessoas que farão parte da minha vida para sempre. Os funcionários que nos conheciam a todos e muito fizeram para nos ajudar. Os professores não se preocupam só em dar matéria faziam questão de nós ajudar a sermos melhores seres humanos. Muito obrigada a todos.

T

Testemunho

De quem trabalha connosco
Paula Gaio

A Serafim Leite acolheu-me com respeito e profissionalismo no meu primeiro ano como professora efetiva, em 96. Continua a encher-me de orgulho. É uma escola que se pauta pela excelência no cumprimento do dever, colocando a sua missão humanista na linha da frente das prioridades. Pertencer ao seu corpo docente será sempre, uma grande satisfação.

Nívea Cabral

O lugar onde os sorrisos se encontram, onde os ensinamentos alimentam a sabedoria. Lugar este onde o professor é o mestre de todas as profissões do mundo. Aqui neste lugar encantador onde o saber E...scutar a S...abedoria no C...onhecimento humano é saber O...uvir a L...ongevidade na A...legria partilhada deste lugar onde o tempo será a maior ESCOLA de vida.

Cecília Santos

A Serafim Leite foi ... "amor à primeira vista" ...que perdurou ao longo do tempo, mesmo com a mudança do século! As qualidades que cimentaram esse amor e respeito passam pela inclusão, solidariedade, humanidade, dignidade, trabalho educativo, empreendedorismo, partilha ... As memórias são muitas e marcantes de uma vida de docência enriquecedora pautada pelo esforço abnegado em prol do sucesso educativo.

Ana Isabel



Uma escola, uma família, um futuro sem fim...


Parte da minha vida, foi construída, na Escola Serafim!!!


Um orgulho para mim!!!

Conheça-nos melhor

Clique para abrir o vídeo

CS

Como Somos

A voz dos Departamentos
E

Ed. Pré-Escolar

O Departamento da Ed. Pré-Escolar (DEPE) tem uma história recente, iniciou funções no ano 12-13, com a formação do AESL. Integra o JI Parque e JI Fundo de Vila. Somos um grupo pequeno mas que trabalha em uníssono para o bem-estar das crianças e famílias com quem articulamos.

1

1.º Ciclo

Integramo-nos no ano letivo 2012/2013 a par com a Educação Pré-Escolar com quem somos parceiros chegados partilhando atividades, projetos, anseios, desejos e aspirações. Esta parceria estende-se a todos os Departamentos e Biblioteca Escolar, dotando o nosso Agrupamento de identidade própria. Esta relação de proximidade faz-nos sentir verdadeiros Serafins!

L

Línguas

Mais do que uma escola, o AESL é uma família. Quando entramos sentimo-nos em casa! Os departamentos são partes desta família. Como em todas as famílias, há uma “hierarquia”, composta por líderes e não por meros chefes… A nossa Escola é muito mais do que um edifício escolar! Obrigada a todos os que contribuem para que assim seja!

CSH

Ciências Sociais e Humanas

Em atualização

MCE

Matemática e Ciências Experimentais

Ciências Exatas e Ciências Experimentais – a articulação que a história mostrou ser uma excelente opção! 

T

Tecnologias

Em atualização

E

Expressões

O AESL assume o primado da «aprendizagem conjunta» como sendo a bitola da nossa realidade escolar, sendo a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade premissas de incomensurável importância, já que privilegiam práticas cooperativas, estimulam a criatividade, a reflexão e o pensamento crítico, envolvendo os alunos em projetos válidos e significativos para a sua vida.

B

Blogue

Espaço de partilha de memórias que nos unem

Consta ser um blogue um sítio eletrónico cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, postagens ou publicações. Pois é isso mesmo que este local da Escola Serafim Leite se construa: um espaço de partilha de memórias, informações, comentários, em suma aquilo que uma comunidade bem alargada como a nossa pode e deve ir elaborando e perpetuando. Nada é mais perene e rico que uma construção coletiva: venham todos e construamos dia a dia aquilo que é de todos nós e a todos nos completem.

1998 – Homenagem a Anne Frank
Os Serafins
MEMÓRIAS DA SERAFIM  Grupo de Teatro “ Os Serafins” Breve historial do Grupo             Com 20 anos de existência, o…
s
Os passeios da escola.
Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu…
C

Contacto

Entre em contacto conosco
Partilhe

Envie-nos as suas fotos

Colabore

Conte-nos as suas histórias

Onde estamos

Rua Manuel Luís da Costa, 3700-179 SJM

Contacto

historia.sl@essl.pt