Não podemos deixar de agradecer ao professor Jorge Lima o testemunho aqui deixado sobre um período da vida deste estabelecimento escolar. Nunca será demais apreciar aquilo que foi o contributo para a escola e agora para a sua memória. Que seja exemplo daquilo que todos podemos fazer para a preservação de uma já longa história. Obrigado, mais uma vez, ao professor Jorge Lima pela cortesia e riqueza do legado.
o conselho diretivo: Teresa Margarida, Luis Mateus, Ilda Ferreira, Jorge Lima, Assunção Sousa
ENQUADRAMENTO:
1. A equipa do Conselho Diretivo tomou posse em julho de 1990 e, com o mesmo presidente, exerceu funções até janeiro de 1994 (mandatos de dois anos, renovação de mandato em julho de 1992);
2. A Escola Secundária Dr. Serafim Leite, a maior escola da cidade, atravessava um período crítico de intensa pressão, interna e externa, a dois níveis:
– a procura dos cursos de ensino secundário diurno, de prosseguimento de estudos e profissionais, era extrema, pelo nem sequer era possível acolher, mesmo com um esforço assinalável, mais de 30% dos alunos que se tentavam inscrever na escola (com uma pressão permanente e “absurda” dos encarregados de educação). A par com o facto de ser a maior escola de ensino geral e secundário noturno entre Porto e Coimbra, com uma população escolar noturna a ultrapassar os 1.000 alunos, em anos sucessivos;
– por outro lado, fruto desta procura intensíssima, e de um horário de trabalho contínuo que se estendia desde as 7:30h até às 00:30h, as instalações encontravam-se globalmente em rotura, de desgaste ou de insuficiência de espaço disponível, a todos os níveis.
REDE ARTICULADA:
1. O Conselho Diretivo gizou um plano ambicioso de prestação de um serviço de qualidade pedagógica a todos os que procuravam a escola, e estabeleceu uma rede de aliados/ parceiros, absolutamente cientes da responsabilidade educativa e social que recaia sobre a escola no seu todo;
2. Num prazo muito curto, cerca de meio ano, foi possível envolver estruturadamente no projeto a Direção Regional de Educação do Norte, o Getap – Gabinete do Ensino Técnico Artístico e Profissional (com sede no Porto), a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. E, numa fase seguinte, de outros seis meses, a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e o Ministro da Educação.
AÇÕES FÍSICAS REALIZADAS:
(qualquer uma delas impossíveis de executar sem a rede de aliados/ parceiros)
1. Reconstrução/ recuperação da vedação exterior de todo o perímetro escolar, construção de guarita de porteiro e do portão principal de acesso automático;
2. Remodelação de todos os blocos de WC´s, de todos os blocos e pisos da escola;
3. Renovação do piso do Ginásio, da Cantina, da Sala de Professores e da Biblioteca;
4. Substituição da caldeira e de todos os sistemas de abastecimento de água da cozinha da cantina, e dos dois balneários do ginásio;
5. Aumento do número de salas no segundo piso do bloco principal, mais cinco salas novas (incluindo o escritório de serviços em sala dupla);
6. Recuperação do espaço da cave do bloco principal, com a criação de 3 salas novas e 1 gabinete;
7. Aquisição de mobiliário e sistemas informáticos e de cópias para os gabinetes do conselho diretivo e dos serviços administrativos;
8. Reconstrução/ recuperação do espaço e mobiliário da reprografia, e aquisição e instalação de novos equipamentos de cópias;
9. Desmantelamento da oficina de mecânica e criação de raiz da ampla oficina de artes, com obras de adaptação, salas e gabinetes novos;
10. Ampliação, por construção nova, do bloco oficinal, com a construção da ampliação correspondente às oficinas e gabinetes de eletrónica;
11. Reparação global do telhado do bloco oficinal e do bloco do ginásio/cantina;
12. Aquisição e instalação de todo o equipamento global, nomeadamente mobiliário e quadros de aula, e incluindo a infraestrutura informática e electrónica, de todos os espaços criados, reconvertidos e construídos;
13. Aquisição e instalação da primeira rede informática estruturada da escola, com ligação a todos os espaços físicos (a primeira escola do norte do país a concretizar este tipo de projeto).
VISITAS/ Reuniões de Trabalho:
A estratégia definida implicava que os parceiros da escola comungassem dos seus objetivos, e conhecessem também, muito bem, o espaço da mesma e as insuficiências a superar.
As visitas e reuniões de trabalho com os Presidente da Câmara e da Junta de Freguesia tornaram-se habituais.
As visitas e reuniões de trabalho com a Diretora Adjunta da Direção Regional de Educação do Norte e com o Diretor do GETAP, tornaram-se cíclicas, e em momentos críticos eram semanais;
A visita do Gestor Nacional do Programa PEDIP – Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa, e respetiva reunião de trabalho, com a presença do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e do Diretor do GETAP, permitiram financiar de forma vultuosa a aquisição de equipamentos de que a escola necessitava para todas as áreas intervencionadas da componente técnica.
A visita do Ministro da Educação, acompanhado pelo Secretário de Estado do EBS, pela Diretora Adjunta da DREN, pelo Diretor do GETAP, pelo Vice-Presidente da Câmara e pelo Governador Civil, e a reunião de trabalho nas instalações das oficinas, permitiu ampliar as oficinas, obra nova, permitiu a autorização para o desmantelamento da oficina de mecânica e instalação/ construção da oficina de artes, e o financiamento de toda a operação de aquisição de equipamentos e serviços para os espaços intervencionados.
*nota: – no decurso do mesmo período de tempo decorreram inúmeras acções pedagógicas e cívicas, nomeadamente neste último âmbito em termos de protecção civil, no caso com a dinamização do Segundo Comandante e do Adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.
Jorge Lima









Foi neste período que cheguei à escola…