“A evolução de Darwin”, visita de estudo

No dia 25 de Março de 2009, a turma A do 11º ano acompanhada por alguns dos elementos do seu concelho de turma (professora Cristina Tavares, professor Alberto Silva e professor Celestino Pinheiro) realizou uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

O destino desta visita de estudo foi Lisboa e, embora a viagem tenha sido cansativa, todos os alunos demonstraram energia e espírito de grupo atingindo assim os objectivos previstos.

O primeiro local a visitar foi o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, no qual podemos visualizar e participar nas mais variadíssimas experiências onde fomos chamados a relembrar e relacionar conhecimentos de diversas áreas da ciência. Numa das salas visitadas estava exposta uma exposição temporária – O Espaço: a última fronteira – pois comemora-se no presente ano de 2009 o ano da Astronomia.

Depois de saciados, e por volta das 16h dirigimo-nos à Fundação Calouste Gulbenkian e aí passámos o tempo restante da nossa visita de estudo. A turma teve a oportunidade de visitar a exposição intitulada “A evolução de Darwin” organizada no âmbito das comemorações do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos de publicação da sua obra “On the origin of species by means of natural selection”. Nesta exposição, dividida em vários módulos, viajámos pelo tempo. Esta viagem temporal, desde o pré-darwinismo até aos conhecimentos científicos mais contemporâneos, tornou-se ainda mais vantajosa com os esclarecimentos de um Biólogo que nos fez a visita guiada ao longo de toda esta exposição. Alguns dos temas desta exposição foram: os antecessores de Darwin (Lineu, Buffon e Lamarck); a juventude, a viagem à volta do mundo e as paragens de Darwin em algumas cidades (viagem a bordo do HMS Beagle); as observações, constatações e experiências efectuadas por Darwin durante a viagem e após o seu regresso a Inglaterra (Londres e Down) e também as posteriores descobertas ao nível da Genética.

Por fim, e não menos importante, assistimos a uma conferência intitulada “Just before Darwin: the question of species during the 1850’s”, cujo orador foi o professor Pietro Corsi da Universidade de Oxford. Embora as expectativas da turma em geral face ao desenvolvimento do tema fossem diferentes, a conferência foi de igual modo interessante e contribuiu para um maior conhecimento do público das questões históricas que estiveram por detrás de toda a revolução darwinista do séc. XIX. Assim, foram referidas diferentes posições de outros grandes nomes como Herbert Spencer face à explicação da evolução biológica e consequentemente do conceito de espécie. Desta visita de estudo, a turma salienta em geral, a oportunidade de convívio entre alunos e professores assim como a oportunidade de aprender, aprofundar e aplicar alguns conhecimentos de forma dinâmica.