Representações na disciplina de Filosofia, 2009

Foi no dia 22 de Junho de 2009 que,  no Auditório da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, o 10ºB  partilhou, em jeito teatral, algumas inquietações filosóficas.

“Suporte Básico de Vida” – tema escolhido como projecto curricular de turma – foi também o suporte básico de inspiração para um pequeno projecto onde a escrita, a dramatização, a filosofia e a ciência parecem ter dado as mãos.

Encarregados de educação, professores, amigos e familiares assistiram ao conflito na mente de uma mulher sem nome – porque o seu nome poderia ser tão simplesmente qualquer mulher – quando a morte e a vida se olharam de frente e decidiram medir forças.  O Medo,  a Memória, a Razão, a Dúvida e o Amor envolveram-se na busca do(s) sentido(s) da vida, e aparentemente nele se perderam, a julgar pelo estranho desfecho. Terá sido um sonho?  Será a vida apenas um sonho? Quem somos? Porque estamos aqui?

As questões ficaram no ar… e os sorrisos destes alunos e do seu público também.
No final, os aplausos e os comentários de quem assistiu denunciaram muito orgulho nestes Alunos do 10ºB.

Eu estive lá desde o início – quando esta peça de teatro era apenas uma ideia – e,  no final, só vos consigo dizer que os aplausos foram de facto merecidos.

Quanto ao resto… se eles pudessem, tenho a certeza que agora gritariam: “CONFIANÇA!”.

Catarina Martins, Estagiária de Filosofia do Prof. Abel Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *