O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar

Em doze de junho de 2009, os alunos da turma S2A do curso Tecnológico de Ação Social, no âmbito do sexto módulo e no seguimento da unidade temática “Estrutura de uma sessão lúdico-expressiva em meio fechado” da disciplina de Técnicas de Expressão e comunicação orientados pela professora Madalena Oliveira, visitaram este centro. A atividade “A ponte da alegria entre a juventude e os Senadores de Cesar” foi muito animada para… Read More »O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar

Celebrando o dia da mulher

Nos cursos noturnos muitas atividades eram realizadas. A oito de março de 2005 os professores, funcionários e alunos destes cursos celebraram o dia da mulher com poemas e representações. Nestas fotos vemos e reconhecemos muitos dos participantes que por aqui passaram e também por cá permanecem.

Serafim Soares Leite

Atrevemo-nos a retirar de O Regional dois artigos de um já aposentado professor da escola, Daniel Neto, que ilustram a vida do Dr. Serafim Leite, patrono do agrupamento. Sobre as razões da escolha e sua obrigatoriedade por parte do ministério da educação ainda não nos foi possível recolher informação. A seu tempo esperamos consegui-lo. Entretanto, ficamos com estas recolhas em repositório aberto no jornal citado. https://oregional.pt/2021/02/04/fotografias-com-historia-com-fotografias/ https://oregional.pt/2021/02/11/fotografias-com-historia-com-fotografias-2/

PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES

No ano letivo de 2008-09 foi criado o projeto de teatro para professores dinamizado pelas professoras Dina Sarabando, Isabel Fontoura, Stella Azevedo e Manuela Balseiro. Uma das das suas iniciativas foi um jantar republicano. Já o Espaço Aberto promovia o teatro e já a Serafim Leite dava continuidade a essa apetência.

Jorge Sampaio

Relembre a visita de Jorge Sampaio à Escola Secundária Dr. Serafim Leite em https://aeserafim.pt/memorias/2021/02/17/visita-do-sr-presidente-da-republica-dr-jorge-sampaio/

O campo de jogos.

Desde 1970 as actividades desportivas decorrem neste campo de jogos. Antigo, de asfalto, ininterruptamente usado por sucessivas gerações de alunos, o tempo tem vindo a dotá-lo de uma patine pouco consentânea com a saúde. Áspero e abrasivo, espera-se, e desespera-se, que as entidades competentes se amerceiem dos milhares de alunos que ali convivem e praticam, ou tentam, atividades desportivas. Dispomos de algumas fotos de tempos antigos e algumas bem atuais,… Read More »O campo de jogos.

Os técnico-profissionais

Muita gente se espanta com a quantidade de prémios obtidos em concursos pelos alunos da Serafim Leite. Culpa deles e dos professores, atesta-o esta notícia publicada no jornal Labor de junho de 1988. Mais faremos notícia circunstanciada.

Os meliantes

Uma instituição não vive apenas de grandes momentos, aqueles cerimoniosos e oficiais. Por vezes há episódios bem mais baixos e que ficam na recordação de muitos. Respigamos do jornal Labor de 4 de novembro de 1988 uma dessas circunstâncias, bem gravosas e dispensáveis. Mas não podemos deixar de salientar a linguagem colorida do jornal, bem patente no título desta publicação, atenuando um pouco a gravidade.

A escola e a sua fundação.

Submetemos ao livre arbítrio opinativo de cada um de nós um artigo retirado de O Regional de 9 de novembro de 1958, (recordemos sempre que a escola foi fundada por decreto de 19 de julho de 1958)–que ressalta a importância da sua criação. Releva as implicações políticas, educacionais e todas as outras que a si fazem relação. Não cremos que algumas destas referências possam ser do interesse de muitos mas… Read More »A escola e a sua fundação.

O ensino noturno

A escola técnica, a escola industrial, a secundária nº 1, a secundária dr. Serafim Leite, desde sempre ministrou cursos noturnos. Dependendo sempre das disposições ministeriais em voga, pela escola passaram muitos e muitos alunos e formandos que aqui tiveram formação. Depois de um período de ausência educativa por indefinição governamental – a escola chegou a ter 600 alunos nos cursos noturnos -a Serafim Leite ministra agora educação e formação de… Read More »O ensino noturno